COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Você já ouviu falar em competências socioemocionais?
O conceito tem ganhado cada vez mais força e se tornado um
dos assuntos mais utilizados na área da Educação, chegando à Base Nacional
Comum Curricular (BNCC), com objetivo de alcançar um modelo de aprendizagem
mais humano e completo para os nossos alunos.
A educação da sociedade digital do século XXI não consiste,
apenas, na aquisição de conhecimentos cognitivos. Cada vez mais, as
competências socioemocionais têm sido priorizadas, com o objetivo de preparar
os alunos para os desafios do mundo atual.
As rápidas transformações tecnológicas, culturais e de
valores da sociedade estão trazendo novas demandas, que exigem o domínio de
competências socioemocionais, como ética, resiliência e respeito às diferenças.
Portanto, considerando essa necessidade, entenda melhor os
objetivos das competências socioemocionais e quais as mais utilizadas no
ambiente escolar. Continue com a leitura.
Qual a importância das competências socioemocionais para
o ensino ?
Durante o processo de ensino e aprendizagem, os alunos são
levados a utilizar, de forma constante, as competências socioemocionais. Isso
porque aprender é um processo interativo, que depende da relação saudável entre
alunos, professores e toda a comunidade escolar.
Isso significa que o desenvolvimento de habilidades
cognitivas não ocorre separadamente das competências socioemocionais, e, sim,
de forma integrada. É papel da escola e dos educadores oferecerem oportunidades
que possibilitem essa integração, por meio de boas práticas pedagógicas.
Além disso, as competências socioemocionais estão
contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta a inclusão
da educação emocional em todos os currículos escolares.
Para entender melhor os objetivos das competências
socioemocionais na educação, é importante conhecê-las. Portanto, listamos 10
competências socioemocionais da BNCC para você implementar em suas aulas:
Conhecimento
Diz respeito à valorização e utilização do conhecimento
construído historicamente sobre o mundo físico, social, cultural e digital.
Essa competência refere-se, ainda, à capacidade de utilizar essa bagagem para
explicar a realidade e continuar aprendendo, contribuindo com o desenvolvimento
da sociedade.
Comunicação
Relaciona-se com a capacidade do aluno de utilizar
diferentes linguagens (oral, corporal, visual, sonora e digital) no campo dos
saberes da ciência, das artes e da tecnologia,
para se expressar e trocar informações.
Ela ainda enfatiza a importância de que essa comunicação
faça sentido em diferentes contextos, sendo restabelecida a todos os
envolvidos.
Cultura digital
Na era digital, essa competência expressa a necessidade do
estudante ser capaz de compreender, utilizar e criar Tecnologias de Informação
e Comunicação (Tics), com responsabilidade, senso crítico e de maneira a
contribuir para si mesmo e a sociedade.
Argumentação
Essa competência estimula o aluno a argumentar com
embasamento em fatos e fontes de informação confiáveis, a fim de formular,
negociar, defender ideias e pontos de vista. Ela encoraja, também, que essa
argumentação priorize a promoção dos direitos humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável.
Repertório cultural
Essa competência tem como foco a necessidade do
desenvolvimento de senso estético, possibilitando valorizar e reconhecer as
manifestações artísticas e culturais e
levando em consideração as características regionais e mundiais de cada
uma.
Empatia e cooperação
Essas são habilidades que permitem ao indivíduo resolver
conflitos por meio do diálogo e respeito às diferenças, e habilitam o ser
humano a valorizar e cooperar com grupos distintos, independentemente das suas
crenças e valores.
Trabalho e projeto de vida
Nessa competência, se fala sobre a capacidade de apropriação
de conhecimentos e experiências que permitam
compreender as relações do mundo do trabalho, com toda diversidade
cultural; e tomar decisões, nesse contexto, alinhadas ao projeto de vida
profissional e social.
Responsabilidade e cidadania
Aqui, é orientado agir com responsabilidade, autonomia,
resiliência e flexibilidade em relação ao coletivo, e tomar decisões embasadas
por princípios éticos, solidários e de cidadania.

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