COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Você já ouviu falar em competências socioemocionais?

 

O conceito tem ganhado cada vez mais força e se tornado um dos assuntos mais utilizados na área da Educação, chegando à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com objetivo de alcançar um modelo de aprendizagem mais humano e completo para os nossos alunos.

A educação da sociedade digital do século XXI não consiste, apenas, na aquisição de conhecimentos cognitivos. Cada vez mais, as competências socioemocionais têm sido priorizadas, com o objetivo de preparar os alunos para os desafios do mundo atual.

As rápidas transformações tecnológicas, culturais e de valores da sociedade estão trazendo novas demandas, que exigem o domínio de competências socioemocionais, como ética, resiliência e respeito às diferenças.

Portanto, considerando essa necessidade, entenda melhor os objetivos das competências socioemocionais e quais as mais utilizadas no ambiente escolar. Continue com a leitura.

 

Qual a importância das competências socioemocionais para o ensino ?

Durante o processo de ensino e aprendizagem, os alunos são levados a utilizar, de forma constante, as competências socioemocionais. Isso porque aprender é um processo interativo, que depende da relação saudável entre alunos, professores e toda a comunidade escolar. 

Isso significa que o desenvolvimento de habilidades cognitivas não ocorre separadamente das competências socioemocionais, e, sim, de forma integrada. É papel da escola e dos educadores oferecerem oportunidades que possibilitem essa integração, por meio de boas práticas pedagógicas.

Além disso, as competências socioemocionais estão contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta a inclusão da educação emocional em todos os currículos escolares.

 Estas competências estão organizadas em cinco famílias:



Para entender melhor os objetivos das competências socioemocionais na educação, é importante conhecê-las. Portanto, listamos 10 competências socioemocionais da BNCC para você implementar em suas aulas:

 

Conhecimento

Diz respeito à valorização e utilização do conhecimento construído historicamente sobre o mundo físico, social, cultural e digital. Essa competência refere-se, ainda, à capacidade de utilizar essa bagagem para explicar a realidade e continuar aprendendo, contribuindo com o desenvolvimento da sociedade.

 

Comunicação

Relaciona-se com a capacidade do aluno de utilizar diferentes linguagens (oral, corporal, visual, sonora e digital) no campo dos saberes da ciência, das artes e da tecnologia,  para se expressar e trocar informações.

Ela ainda enfatiza a importância de que essa comunicação faça sentido em diferentes contextos, sendo restabelecida a todos os envolvidos. 

 

Cultura digital

Na era digital, essa competência expressa a necessidade do estudante ser capaz de compreender, utilizar e criar Tecnologias de Informação e Comunicação (Tics), com responsabilidade, senso crítico e de maneira a contribuir para si mesmo e a sociedade.

 

Argumentação

Essa competência estimula o aluno a argumentar com embasamento em fatos e fontes de informação confiáveis, a fim de formular, negociar, defender ideias e pontos de vista. Ela encoraja, também, que essa argumentação priorize a promoção dos direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável.

 

Repertório cultural

Essa competência tem como foco a necessidade do desenvolvimento de senso estético, possibilitando valorizar e reconhecer as manifestações artísticas e culturais e  levando em consideração as características regionais e mundiais de cada uma.

 

Empatia e cooperação

Essas são habilidades que permitem ao indivíduo resolver conflitos por meio do diálogo e respeito às diferenças, e habilitam o ser humano a valorizar e cooperar com grupos distintos, independentemente das suas crenças e valores.

 

Trabalho e projeto de vida

Nessa competência, se fala sobre a capacidade de apropriação de conhecimentos e experiências que permitam  compreender as relações do mundo do trabalho, com toda diversidade cultural; e tomar decisões, nesse contexto, alinhadas ao projeto de vida profissional e social.

 

Responsabilidade e cidadania

Aqui, é orientado agir com responsabilidade, autonomia, resiliência e flexibilidade em relação ao coletivo, e tomar decisões embasadas por princípios éticos, solidários e de cidadania.


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