O QUE É INFLUÊNCIA DIGITAL
A influência social é a
capacidade de despertar comportamentos, ações e desejos de consumo em outras
pessoas. Esse fator social é a base de estratégias de Marketing que usam
pessoas influentes para representar marcas, ajudando essas empresas a ganhar
engajamento e gerar mais vendas.
Com o avanço das redes sociais
como plataformas de Marketing e negócios, a importância da influência social
ficou cada vez mais clara às empresas na busca por entender e impactar o
comportamento do consumidor.
Desde que as marcas saibam como
usar esse fator, é possível alcançar públicos específicos e, principalmente,
criar conexões genuínas com a sua audiência.
Para influenciar outras pessoas
a favor de um negócio, é necessário, primeiramente, conhecer bem quem você quer
conquistar, fidelizar, reter, ou qualquer que seja o objetivo da empresa.
A partir disso, a estratégia se
desenvolve quando há uma figura centralizadora, ou seja, alguém capaz de
exercer essa influência social sobre o público que sua marca deseja impactar.
A influência social sempre teve
um importante papel na sociedade e nas relações de consumo, seja na simples
análise de opinião, seja na reação em cadeia. Por isso, este post vai abordar o
assunto em detalhes, falando mais sobre a estratégia e como ela deve ser
executada.
O que é influência social?
Influência social é a capacidade
de gerar decisões e ações a partir de comportamentos, indicações, hábitos e
costumes de outras pessoas.
Os influenciadores, pessoas que
conseguem dar origem a esses movimentos, têm alto poder de gerar a repetição de
seus atos ou de, simplesmente, direcionar pessoas a ações, dentro de um
determinado nicho social.
Essa é uma construção muito
comum à sociedade e acontece desde sempre, por mais que poucas vezes tenha sido
debatida, até o surgimento dos influenciadores digitais.
Cada nicho social tem seu
influenciador, por isso, as ideias de influência são tão amplas e se encaixam
em tantos cenários.
A influência social como
estratégia
Um bom exemplo é a ação de
grandes fornecedores do setor esportivo, que patrocinam não só clubes de
futebol, mas também, os atletas.
Constantemente, ao longo dos
anos, jogadores surgem em campo com diferentes chuteiras, sempre com cores,
formatos e designs diferentes.
Do ponto de vista estratégico,
marcas usam esse recurso há anos porque sabem o poder de influência social que
esses atletas têm, especialmente sobre torcedores do time no qual jogam.
Essa rotatividade de chuteiras é
uma forma de associar um produto a uma figura influente, gerando o desejo de
compra em pessoas que são adeptas ao nicho social em questão.
A estratégia se repete aos
montes, em todos os mercados possíveis e com ações das mais simples, como o
exemplo citado, até as mais complexas — estas, cada vez mais presentes a era
digital.
Sem dúvida alguma, é o momento
dos “digital influencers”, ou influenciadores digitais.
A crescente do Marketing de
Influência graças ao digital
O Marketing de Influência é uma
estratégia que já ocupa, há alguns anos, os primeiros lugares entre as
favoritas das empresas, graças à sua eficácia. A fórmula é simples: é possível,
com um investimento dentro do orçamento, ter um retorno vantajoso, alcançando o
público certo.
Simplesmente, não há empresa que
não consiga executar uma ação de influência, ainda que seu público seja muito
reduzido.
Os microinfluenciadores são uma
categoria de pessoas que conseguem ter um alto nível de influência social,
mesmo que dentro de um nicho reduzido. Para muitas empresas, isso é o
suficiente para trazer ótimos resultados.
A alta adesão da estratégia pode
ser entendida melhor em números. Separamos alguns:
·
nos EUA, o
ROI de campanhas com influenciadores é de 6,5 (Tomoson);
·
49% dos
americanos afirmam serem influenciados a uma compra (Influencer Orchestration
Network);
·
8, em cada 10
influenciadores, são microinfluenciadores, ou seja, têm de 15 a 100 mil
seguidores (Click Z).
Como a influência social pode
beneficiar empresas?
A influência social como base de
estratégias de Marketing pode trazer benefícios diretos e essenciais para
empresas que querem fortalecer suas marcas e gerar mais vendas.
Mais do que ganhar visibilidade,
é necessário se manter relevante no mercado e contar com a fidelidade do
público.
Segmentação precisa
A influência social é a base de
estratégias que colocam pessoas como a “cara” de suas marcas para gerar no
público o desejo de consumo ou, simplesmente, a simpatia.
O mais importante não é esse
poder de influenciar, mas sim, quem esse influenciador consegue alcançar.
É fundamental que a escolha
desse representante seja feita com um alinhamento ao público-alvo. Não importa
o tamanho da audiência: o influenciador tem grande capacidade de falar com quem
você deseja.
Ou seja, uma estratégia eficaz
proporciona uma segmentação altamente precisa. Isso garante que o investimento
aplicado nas ações tenha um ROI otimizado: a campanha será capaz de gerar mais
engajamento e conversões, independentemente de quais sejam.
Maior engajamento
Seguidores nem sempre são uma
tradução fiel do crescimento da sua marca. Considerados, muitas vezes, métricas
de vaidade, esses números não necessariamente representam o que mais importa:
engajamento.
Isso significa que as pessoas
estão totalmente abertas a ouvir falar sobre sua marca, conhecer novos
produtos, acompanhar tudo que é lançado e, principalmente, consumir.
Quando a influência social é
realmente alta, são grandes as chances de essa figura escolhida conseguir
transmitir a mensagem da sua marca e, principalmente, gerar desejo de consumo e
replicação das suas atitudes.
Ao mesmo tempo em que essas
pessoas podem ser verdadeiros curadores dentro de seus segmentos, elas também
podem ser embaixadoras das marcas.
Mais vendas
As vendas são as consequências
mais importantes e desejadas. Ainda que não sejam as únicas, já que também é
importante garantir que o público-alvo esteja engajado e pronto para mais do
que uma compra isolada, empresas dependem de um bom faturamento.
A melhor forma de gerar o desejo
de consumo no seu público é usar da capacidade de influência social que alguém
tem.
Seja usando os influenciadores,
seja veiculando campanhas em locais específicos, especialmente aqueles em que
sua audiência está e valoriza, as chances de potencializar as vendas crescem.
Imagine que determinada marca
tem como seu público-alvo os chamados geeks e resolva expor um novo produto em
uma Comic Con Experience (CCXP).
O local, naturalmente, é
frequentado pelas pessoas desse nicho e, por ser um festival especializado,
cria um ambiente perfeito para o consumo. Por meio dessa estratégia, as chances
de gerar influência social crescem consideravelmente.
Quais as principais formas de
aplicar a influência social na estratégia de Marketing?
A influência social pode ser
aplicada em estratégias de Marketing para gerar os resultados e possibilitar
alcançar as vantagens que já tratamos neste post. No entanto, para que isso
seja possível, é fundamental estruturar um planejamento e, então, começar o
trabalho.
A seguir, por meio de 4 dicas,
saiba como aplicar a influência social em estratégias de Marketing usando um
processo completo e eficaz!
1. Conheça seu público
Conhecer o público que se deseja
influenciar é um requisito prioritário. Esse deve ser o ponto de partida e,
para facilitar ainda mais o entendimento de quem é o consumidor médio da marca,
uma persona bem definida é de grande importância.
Só assim é possível entender
quais traços desse público podem ser explorados como gatilhos para o consumo.
Pesquisas são uma ótima forma de entender melhor as aspirações, preferências,
expectativas, exigências e todos os detalhes do consumidor médio.
Uma persona se constrói por meio
da análise de um bom volume de dados em uma amostragem relevante diante do
público. A partir disso, fica mais fácil definir uma estratégia para gerar
influência social.
2. Trace objetivos
Empresas têm diferentes
objetivos ao implementar estratégias de Marketing.
Cada marca pode estar em um
estágio distinto no mercado, e é justamente isso que vai guiar suas intenções
por meio de campanhas e ações.
Assim, para decidir como exercer
essa influência social, primeiramente, é importante decidir os objetivos, sendo
os principais:
·
aumentar o
engajamento da marca;
·
aumentar o
tráfego no e-commerce;
·
conquistar
mais seguidores nas redes sociais;
·
gerar mais
vendas;
·
lançar um
novo produto.
3. Faça a escolha adequada do
influenciador
Uma das partes mais importantes
da estratégia, a escolha do influenciador precisa considerar os fatores que já
tratamos ao longo deste conteúdo.
O impacto dessa pessoa precisa
ser relevante dentro do nicho, com uma comunicação adequada e com a real
capacidade de não só introduzir marcas ou produtos, mas também, gerar a
influência para o consumo, concretamente.
Nessa escolha, é necessário
também avaliar o tamanho do seu público, e não só quem são essas pessoas. A
escolha entre grandes ou microinfluenciadores é um ponto crucial, já que nem
sempre essa segmentação é grande e demanda tanto investimento.
Lembre-se: o influenciador
escolhido precisa já ter uma relação prévia com o público-alvo, exercendo o
papel de influência social.
4. Planeje suas ações
Uma vez decidido quem será esse
embaixador da marca, é hora de pensar em ações que vão proporcionar a
divulgação da marca e de seus produtos.
Sem dúvidas, os posts em redes
sociais como Twitter, Instagram, YouTube e Facebook são os que mais dão
resultados atualmente.
Para cada uma delas, há
diferentes formatos que podem desempenhar bem, seja em ações pontuais, seja em
campanhas continuadas, que contam com várias apresentações das marcas e
produtos.
A influência social é uma das
grandes ferramentas de persuasão que marcas podem ter para gerar o impacto
desejado no seu público-alvo.
Com ajuda dos influenciadores, é
cada vez mais possível criar uma legião de apoiadores da marca, além de,
naturalmente, serem consumidores.
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